fbpx
Chapa de Gesso para Drywall

PLACAS DE GESSO PARA DRYWALL

As placas de gesso para drywall são produzidas a partir da gipsita. Essas placas são extremamente versáteis: podem ser utilizadas para a construção de paredes, forros, móveis e revestimentos.

Na construção de paredes, externamente, o drywall parece-se com a alvenaria. Internamente, no entanto, há uma mistura de perfis de aço e chapas de gesso para uma construção mais limpa e seca. O mesmo ocorre na construção do forro. Nesse caso, o drywall ainda permite recortes e iluminações diferenciados.

É importante estar atento à área onde a chapa de gesso de drywall será utilizada. Isso porque existem tipos distintos de chapas, para aplicações específicas:

– A chapa branca, também conhecida como standard (ST), é indicada para uso geral, em áreas secas. Geralmente são utilizadas em paredes, tetos e revestimentos.

– A chapa verde é resistente à umidade (RU), pois contém hidrofugantes (repelentes à água) em sua composição. Ela deve ser aplicada em paredes, tetos e revestimentos de áreas úmidas (como banheiros, cozinhas, lavabos e área de serviço). Protege esses locais de respingos, escorrimentos e vapor condensado, e torna mais fácil a aplicação de revestimentos cerâmicos.

– A chapa rosa é resistente ao fogo (RF) e é indicada para ambientes em que possa haver necessidade de maior tempo de resistência a fogo em caso de incêndio, como saídas de emergência, corredores, escadas, rotas de fuga, salas de TI e servidores, galpões industriais, etc. Deve ser utilizada, também, para proteção de estruturas metálicas e dutos de cabos elétricos e de comunicação.

– A chapa em drywall Phonik tem alto desempenho acústico (proporciona isolamento sonoro 3 a 5dB superior ao da chapa standart), elevada resistência ao fogo e excelente isolamento térmico.

Placas OSB

OSB

O OSB (Oriented Strand Board, ou Painel de Tiras de Madeira Orientadas) é feito de tiras de madeira de reflorestamento, dispostas na mesma direção. Essas tiras são prensadas em camadas perpendiculares e coladas com resina, sob alta temperatura e pressão, tornando-se uma chapa rígida, estável, resistente à umidade e impactos físicos.

É uma chapa bastante versátil, que pode ser utilizada:

– com função estrutural e como laje, devendo ser observada a espessura do material e sua proteção quanto à umidade;

– como reforço de drywall, permitindo que sejam adicionadas cargas externas (como fixação de TV) à chapa de gesso;

– na decoração e fabricação de móveis.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial